quinta-feira, 12 de abril de 2012

"Empyrean Isles"

"O jazz é a música que expressa o melhor do espírito humano. 
Tem a ver com a ideia de compartilhar, não com a de competir. 
Jazz tem a ver com trabalho em grupo".

Herbie Hancock em entrevista à Folha de São Paulo, em 2006



Em junho de 1964, o pianista Herbie Hancok, o trompetista Freddie Hubbard, o baixista Ron Carter e o baterista Tony Williams entraram em estúdio para as gravações de "Empyrean Isles", o quarto disco da carreira de Herbie Hancock, lançado pelo selo Blue Note Records. As composições e arranjos das músicas são todas de autoria de Herbie Hancock: One Finger Snap; Oliloqui Valley; Cantaloupe Island; The Egg.

Herbie foi integrante nos anos de 1960 do quinteto de Miles Davis, por cinco anos, graças a indicação do seu baterista Tony Willians, que aos 17 anos participou da gravação de "My Point of View", segundo álbum do pianista. A carreira de Herbie Hancock começou a despontar cedo, aos 22 anos ele lançou o seu primeiro disco, "Takin' Off" , de 1962.

O Filme "Blow-up", de 1966, do diretor italiano Michelangelo Antonioni, teve Herbie Hancock como autor da trilha sonora. A presença das bandas Yarbirds (com o então jovem guitarrista Jimmy Page) e Tomorrow ocorrem, em parte, pela aproximação que Herbie teve da música pop. O seu principal trabalho para o cinema foi no filme "Round Midnight", de 1986, vencedor de Oscar de melhor trilha sonora. O drama do diretor francês Bertrand Tavernier é uma bela homenagem à música, considerado por muitos "a obra que tratou com mais sensibilidade a figura do músico de jazz no cinema" (Carlos Calado).

"Só quem passou o ano de 1994 fora deste planeta, ou recluso em um mosteiro, não ouviu "Cantaloup (Flip Fantasia), o sucesso da banda inglesa de jazz- rap US3, que até hoje continua a ser executado nas rádios. Muitos não sabem que essa gravação é um remix de Cantaloup Island, composição de Herbie Hancock." (Coleção Folha Clássicos do Jazz)

Cantaloupe Island (Herbie Hancock) - http://www.youtube.com/watch?v=W4WE2VbPAag







Nenhum comentário:

Postar um comentário