sábado, 21 de janeiro de 2012

Perdidos na Noite

Houve uma época que ficar em casa nas noites de sábado para assistir televisão era legal. A Rede Bandeirantes transmitiu de 1986 à 1988 para todo o país o programa Perdidos na Noite, apresentado por Fausto Silva. O programa era diferente de tudo o que existia na TV. 

O nome foi inspirado no filme "Midnight Cowboy", vencedor do Oscar, de 1969, estrelado por Dustin Hoffman e Jon Voight, que no Brasil foi chamado de "Perdidos na Noite" . Nessa época, ainda existia a censura, mesmo assim Fausto Silva e os seus convidados falavam o que queriam, muitas vezes criticando a situação política do país, pois as pessoas não eram mais presas por esse motivo. 

As grandes atrações que o programa apresentava eram as bandas de rock. Os Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Mercenárias, Ira!, entre diversas outras, estiveram presentes no Perdidos da Noite. O espaço era tão democrático que chegava a participar bandas com estilos bem distintos como o Kid Abelha e Garotos Podres.

A realização do programa ocorria em um teatro onde a plateia interagia de forma direta com o apresentador e as bandas, sem nenhuma forma de manipulação. Os aplausos, as vaias e os pedidos de músicas eram espontâneos.

As informações sobre os grupos de rock, nos anos de 1980, eram poucas, assim como as suas aparições nos programas de TV. Portanto, o Perdidos na Noite era uma das raras oportunidades em que os jovens podiam ver os seus ídolos.

Na pequena amostra do que acontecia no programa, no link abaixo, participam os Titãs no lançamento do seu disco "Jesus não tem dentes no país dos banguelas". É engraçado lembrar que em um programa de TV apareciam pessoas tomando cerveja na garrafa. O apresentador Fausto Silva e os Titãs fazem um comentário direto sobre o então prefeito de São Paulo Jânio Quadros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário