segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Filme - "Um Sonho de Amor"

O filme italiano dirigido por Luca Guadagnino apresenta uma linguagem cinematográfica bastante diferente e muito interessante. O trabalho das câmeras, as tomadas de cena, a falta de foco em breves momentos, a ruptura de sequências, os enquadramentos, a forma que se tem a luz, instigam a reflexões sobre outras formas de se trabalhar o cinema. 

A discussão de "Um Sonho de Amor" é sobre a mudança de valores sociais e os conflitos que ocorrem entre o tradicional e o moderno. Esse embate aparece de maneira sutil no início do filme e aos poucos a tensão cresce, até culminar na tragédia. A sintonia do diretor Luca Guadagnino com a atriz Tilda Swinton proporciona o desenvolvimento da estória de forma equilibrada.

Luca utiliza as imagens para questionarmos a maneira que o cinema tem se apresentado nesse início de século XXI.  O filme é diferente do modelo convencional. Hoje o excesso de tecnologia, utilizado por alguns diretores, leva a desconfiança se não ocorre para tentar encobrir a falta de conteúdo.

"A Árvore da Vida" de Terrence Malick do mesmo ano, de 2011, nos mostrou um espetáculo de imagens que o cinema pode proporcionar. "Um Sonho de Amor"  mostra outras possibilidades da linguagem cinematográfica com os mesmos recursos que se tem. É curioso ver duas gerações tão distantes de diretores preocuparem-se com a forma que o cinema pode ser feito.

Trailer "Um Sonho de Amor":






Nenhum comentário:

Postar um comentário