terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Chet Baker



Chet Baker nasceu em Yale, no estado de Oklahoma, em dezembro de 1929.


O seu pai tocava violão e banjo em bandas country, até chegar o período da depressão, quando teve que largar da música e se dedicar a subempregos para sustentar a família.


Na infância Chet gostava de praticar esportes, mas por insistência de sua mãe, ele começou a participar de shows de talentos como cantor. A voz fina de criança era satirizada pelos colegas, o seu pai cansado dessa situação lhe deu um trombone de vara, o instrumento era grande para o garoto de 12 anos, então trocaram por um trompete. Nessa época, Chet Baker perdeu um dente da frente com uma pedrada. A falta do dente o acompanhou pelo resto da vida. A boa aparência que apresentava nas fotos da juventude era composta por um sorriso de boca fechada.


Para sair de casa Chet alistou-se e participou da banda do exército. A disciplina não era compatível com a  sua personalidade. A dispensa só veio após muita insistência, alegando que não tinha condições psicológicas de seguir a carreira militar.


No ano de 1952, Charlie Paker precisava de um trompetista e convidou o jovem Chet Baker para participar de sua banda. No ano seguinte Chet tocou no Gerry Mulligan Quartet, por poucos meses. O próximo passo  foi formar o seu próprio grupo acompanhado pelo pianista que viria a se tornar seu grande amigo e conselheiro, Russ Freeman.


Chet Baker chegou a ser eleito, em 1953, o melhor trompetista do ano, superando Miles Davis, Dizzy Gillespie e Louis Armstrong, pela revista "Down Beat". A revista "Time" o considerou uma celebridade. O  músico era comparado a James Dean pela sua beleza.


Russ Freeman deixou de acompanhar a banda quando eles iam realizar a sua primeira excursão na Europa. O  pesado envolvimento de Chet com as drogas fez com que o seu amigo se afastasse. O pianista Dick Twardzik, que substituía Russ, faleceu no quarto de hotel em Paris, no início da turnê, o motivo foi overdose de heroína.


Nos anos seguintes a trajetória que Chet Baker seguiu foi autodestrutiva, até culminar na sua morte, em 1988, que até hoje não foi explicada. Ele foi encontrado morto na calçada, embaixo da janela do quarto que ocupava no terceiro andar de um hotel em Amsterdã, na Holanda. Os amigos achavam que tinha sido assassinato, a polícia desconfiava de suicídio, e o consulado americano resolveu encerrar a questão afirmando ter sido uma queda acidental.


Chet Baker continuou com a música até o fim de sua vida.

I Fall In Love Too Easily - Chet Baker:

Nenhum comentário:

Postar um comentário